Carmac explica mudanças na Intel Extreme Masters
No último dia 13, a Electronic Sports League anunciou uma radical mudança no sistema de disputas da Intel Extreme Masters, um dos campeonatos mais importantes do mundo na atualidade. Em entrevista ao portal HLTV.org, Michal “Carmac” Blicharz, um dos responsáveis pelos eventos da ESL, expôs os motivos da mudança.
“Nós estamos sempre procurando melhorar nossas ligas, não apenas para torná-las melhor, mas também para acompanhar a evolução do e-sport. Há duas razões principais:
a) Percebemos que a ideia de um torneio continental não funciona mais para o Counter-Strike 1.6 fora da Europa. Os campeonatos americano e asiático não são mais interessantes como costumavam ser.
b) No atual cenário do Counter-Strike, os times não têm mais oportunidades de participar dos eventos. Em todas as temporadas anteriores, os times tinham dois eventos que não podiam disputar porque eles eram fechados aos continentes. Agora, todos serão abertos.
Isto significa mais oportunidades para as equipes comparecerem a um bom evento e mais diversão para o público” – explicou ele.
Ainda de acordo com Carmac, os campeonatos chamados de Global Challenges não serão iguais aos das edições anteriores, baseados em invites. “Será preciso se classificar para cada Global Challenge. Vagas para times de diferentes regiões serão dadas de acordo com o local em que o GC será realizado – haverá sempre um mínimo de 50% de times do continente-sede. Eu acho que todo Global Challenge será como o velho Continental Championship, mas com times vindos de outros continentes (que também precisam de qualify)”. Ele alertou ainda que as equipes terão que arcar com os custos para participar das competições. “Todo time que se classificar para o Global Challenge ganhará $2.000. Mas chegará um dia em que participar de todos os eventos da Intel Extreme Masters será de graça” – disse ele.
O primeiro Global Challenge será realizado durante a gamescom, em Cologne, na Alemanha, mas não terá competição de Counter-Strike. Segundo Carmac, por causa da realização da eStars Seoul. “É prejudicial para o e-sports ter dois eventos no mesmo fim de semana quando é possível se evitar”, justificou.
O primeiro campeonato com CS da sexta temporada da Intel Extreme Masters deve ser anunciado antes da gamescom, que acontecerá entre os dias 17 e 21 de Agosto.