SkiLL Cs Downs

alt



O ano de 2011 deverá ser um dos piores na história do Counter-Strike nacional. Isso porque três campeonatos importantes, dois deles de nível mundial, não serão realizados no Brasil neste ano. Anderson “Aneurex” Santos, da O2 Eventos, publicou em seu Twitter que FIRE, KODE5 e ESWC não terão etapas no país.
alt
Em 2010, a ESWC Brasil teve inúmeros problemas. A empresa responsável pelo evento não conseguiu patrocinadores, deixou de pagar algumas taxas para a organização mundial e mudou a data e os locais de competição. No Counter-Strike 1.6, por exemplo, o torneio aconteceu na lan house GamenetX. Neste ano, nenhhuma empresa se mostrou interessada em organizar o campeonato.

A Final Sul Americana da FIRE 2011 será no Equador, mas, para a etapa brasileira, os organizadores não estão dispostos a arcar com todos os custos, como aconteceu na edição do ano passado. Novamente sem empresas dispostas a ajudar, o evento foi cancelado.

O problema da KODE5 pode ser ainda maior e não se restringir apenas ao Brasil. Em 2010, foram pouquíssimos classificatórios e a Final Mundial, realizada no Peru, fracassou, contando apenas com times sul-americanos. A premiação de 40 mil dólares ainda não foi paga às equipes vencedoras. Em Maio, o argentino Juan Manuel “mvk” Argogliosi, do Wild Ineters, reclamou publicamente da organização do evento. “Nós sabemos que esse processo de pagamento leva alguns meses, mas o que nós não sabíamos é que eles nos desrespeitariam desta maneira, não dando sinal de vida durante meses, desaparecendo da face da terra” – disse ele.

De acordo com Aneurex, a KODE5 Brasil 2010 custou cerca de 6 mil reais para a organização brasileira. Neste ano, o campeonato pode voltar à Rússia, o que aumentaria ainda mais os gastos. Sem patrocinadores, a realização do evento também se torna inviável.

A esperança dos brasileiros é a World Cyber Games, mas até agora nenhuma informação foi sequer divulgada pela Samsung. O website da competição continua com o tema de 2010. O site do Made in Brazil entrou em contato por e-mail com os organizadores e não obteve resposta.