No terceiro dia da World Cyber Games 2011, o Mandic teve o seu primeiro grande desafio. Se passasse pelo Moscow Five nas Quartas de Final, a equipe brasileira teria chances reais de conquistar a tão sonhada e inédita medalha, mesmo que de bronze. Isso porque, em caso de derrota nas Semifinais, os brasileiros enfrentariam um time fraco na disputa pelo 3º lugar. Mas não deu.
O confronto contra os russos começou na inferno. Sem nenhuma surpresa, o Mandic perdeu o pistol. O Moscow Five abriu bons 5-0, mas o time brasileiro se recuperou, diminuindo para 5-3. Foi na B1 que o M5 mais apostou, conquistando a vitória no 1º half por 9-6. De TR, os russos avançaram meio e B1, mas os brasileiros pareciam saber desta tática, pois estavam muito bem posicionados. Com três kills de Lincoln “fnx” Lau, o Mandic venceu o pistol. O time brasileiro, mais organizado, chegou a abrir 12-10, mas o rumo da partida mudou quando o Moscow Five passou a jogar agressivamente, atacando, mesmo estando de CT. O time brasileiro não conseguiu se adaptar ao novo estilo dos adversários e acabou derrotado por 16-13.
Na sequência, o confronto aconteceu na nuke, que não traz boas lembranças ao Mandic. Foi neste mapa que a equipe perdeu o título da Mega Acervus Cup, em novembro, para o GamerHouse por expressivos 16-02. No pistol de CT, os brasileiros apostaram com quatro na B2, mas o M5 fez uma tática rápida na B1 e levou a melhor. O Mandic venceu o primeiro round armado, fez 3-2, mas os russos, trabalhando muito a parte de fora, logo abriram vantagem e foram para o 2º half ganhando por 9-6. De terrorista, o Mandic perdeu os dois primeiros rounds, mas embalou nos cinco seguintes e empatou em 11-11. Porém, o time brasileiro cometeu inúmeros erros e perdeu novamente, desta vez por 16-11, e acabou eliminado da competição.
Com a vitória, os russos se credenciaram para enfrentar o SK Gaming, que havia atropelado o DTS, da Ucrânia (16-04 na dust2 e 16-02 na inferno). O Moscow Five, de CT na nuke, começou bem melhor e chegou a abrir uma boa vantagem, mas que foi diminuída pelo SK ao longo do 1º half, que terminou em 9-6 a favor do time da Rússia. De CT, os suecos conseguiram um round a mais e venceram o primeiro mapa por 16-14. Na inferno, a primeira metade da partida terminou equilibrada, em 8-7, mas o SK foi muito mais efetivo jogando de terrorista e conquistou a classificação para a Grande Final com a vitória por 16-10.
Nas Quartas de Final, o ESC Gaming não tomou conhecimento do Electronic Sahara, da França, vencendo por dois mapas a zero com placares confortáveis: 16-09 na dust2 e 16-04 na nuke. O adversário seguinte do time polonês saiu de um confronto muito parelho entre NEXT e I Got Game. Depois de dois mapas bastante equilibrados, era impossível prever qual dos dois times levaria a melhor no mapa decisivo. Entretanto, a experiência de Dauren“AdreN” Kystaubayev e Anvar “Anv1k” Nassyrov foi fundamental para que o time do Cazaquistão vencesse por 16-06 na nuke e avançasse para as Semifinais.
No 1º mapa da Semifinal entre ESC e NEXT, os poloneses começaram muito bem, abrindo 10-5. No 2º half, a equipe administrou a vantagem e venceu por 16-10. O ESC começou o mapa seguinte, nuke, no lado mais difícil do mapa, mas, mesmo assim, conseguiu impor seu ritmo de jogo e terminou o 1º half na frente por importantes 10-5. Depois de vencer o pistol de CT, o time polonês só precisou de mais cinco ronds para fechar em 16-09 e se classificar para mais uma Grande Final de WCG.
O confronto pela medalha de ouro acontece à meia-noite e meia de domingo (11). O ESC Gaming pode ser o campeão pela terceira vez, enquanto o SK terá a oportunidade de conquistar o seu segundo título.
Demais modalidades
Na competição de Carom 3D, que teve a participação de quatro jogadores, o Brasil conquistou a medalha de prata com Diego “Diieego” Adelino. Ele foi derrotado na Grande Final por Iliyan“inmORtall” Ivanov, da Bulgária, que também havia o vencido na Fase de Grupos.
O Brasil embarcou para a Coreia do Sul com dois representantes na modalidade Asphalt 6. No Grupo C, Fernando “muchachoone” Cavalcanti perdeu as suas três partidas e acabou eliminado. Já Sergio “soft” Faria passou por um sul coreano (3-1) e um polonês (3-2) e chegou à Grande Final, que será realizada neste domingo. O brasileiro, que já garantiu no mínimo a prata, disputará o ouro contra um jogador de Taiwã.
No FIFA 2011, o brasileiro Andre “Buffo” Buffo começou embalado a competição, com seis vitórias na Fase de Grupos. Na Fase Eliminatória, derrotou um sul-coreano, mas acabou eliminado nas Quartas de Final para o alemão deto por 2-0.
Imagens de HLTV.org